Em maio de 2013, Derek Riggs, o lendário artista que tornou-se conhecido por fazer as capas mais clássicas dos álbuns do Iron Maiden, bem como por ser o criador do Eddie, decidiu usar a tecnologia para visitar a rua que o inspirou na criação da capa do primeiro álbum, o homônimo Iron Maiden.
Usando o Google Earth, ele queria saber o quanto a rua mudou nesses mais de 30 anos desde que a desenhou. Então, apontou o software para Endymion Road N4, na saída ocidental norte de Finsbury Park N4, em Londres, e voilá, lá estavam a ponte ferroviária, o muro e as casas. É evidente que a antiga imagem foi feita a noite, quando havia uma grande lua. As árvores também não existiam, mas foi o que mudou nesse 1/3 de século.
Em 2018, quando fui a Londres pela primeira vez, foi um dos lugares que pensei em visitar. Como não houve tempo, retornei ao Brasil sem passar por lá. No entanto, em minha terceira viagem à cidade, no ano seguinte - a segunda foi o bate-volta que fiz para conhecer Paul Day - uma visita ao local estava no topo das prioridades.

Para chegar ao local, eu e Arianne desembarcamos na estação Manor House e caminhamos por um longo percurso, contornando o Finsbury Park, conforme a imagem demonstra. Era uma noite gelada, a temperatura estava próxima de 0º, e é claro que fui vestido adequadamente. Mas, para fazer a foto valer a pena, retirei o casaco. Infelizmente minha câmera não é a melhor para ambientes escuros, então foram longos 4 minutos de tentativas congelantes. Não consegui a foto exatamente como queria, mas ao menos recoloquei o casaco.
Entretanto, nos meses seguintes à minha visita, o local começou a ser desfigurado. O icônico poste que aparece na capa do álbum foi retirado. Mais um pedaço de história que se vai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário