No final de 2017 foram anunciados alguns shows no Brasil do Blackoustic, projeto acústico que contava com o vocalista do Stratovarius, Timo Kotipelto, e o ex guitarrista do Sonata Arctica, Jani Liimatainen. Jani gravou meus álbuns prediletos do Sonata, então seria a oportunidade que eu esperava há muito tempo para conhece-lo. Ele saiu da banda por não concordar com a mudança de estilo que ocorreu a partir da gravação do Unia, seu último trabalho com a banda.
Em minha opinião, o som do Sonata continua bom, mas definitivamente não é mais o mesmo. Elias Viljanen, embora toque muito, não tem a mesma pegada e ainda tem de se submeter aos experimentalismos musicais de Tony Kakko & cia. Os quatro primeiros álbuns consagraram a banda como um dos grandes nomes do power metal, mas desde então, embora a sonoridade tenha ficado mais própria, fazendo com que o som da banda fosse único e inconfundível, o estilo definitivamente não é mais o mesmo.
Desta vez o corre foi feito no modo easy. Como sou amigo do tour manager deles, ele me disse o horário em que a dupla chegaria no aeroporto de Congonhas. Neste dia, 9 pessoas aguardavam pela dupla: eu, Arianne, Carlos, Juliana, Ruth, Guido, Marcio e Jonas, além de uma conhecida groupie. Quando desembarcaram, foi bem tranquilo, eles atenderam todos numa boa.
![]() |
Timo Kotipelto autografou minha foto e meus CDs |
Timo Kotipelto, vocalista do Stratovarius |
Jani Liimatainen, ex guitarrista do Sonata Arctica |
De noite, eu e Arianne fomos para o show. Quando já estávamos no táxi, a caminho do Manifesto, fomos avisados pela Karina que o guitarrista do Stratovarius, Matias Kupiainen, também estava no local. A princípio ficamos um pouco confusos. O que ele estaria fazendo por aqui? Depois, descobrimos que na realidade ele mora em São Paulo, ao menos parcialmente. Ao que parece, ele é casado com uma brasileira, então passa metade do ano aqui e metade na Finlândia.
Até onde conseguimos apurar, ele trabalha como professor em uma universidade, mas não sabemos qual matéria ele ministra. Nessas bandas menores (Stratovarius é série C) é comum que todos os integrantes ou, pelo menos, alguns deles, não consigam viver exclusivamente de música, então têm um segundo emprego. Nesse dia, Matias fez uma participação especial, subindo ao palco para tocar algumas músicas com seu parceiro de Stratovarius.
Durante o show, não me recordo exatamente como, descobrimos em que hotel a dupla estava hospedada. Não fomos para lá quando o show terminou pois já tínhamos conseguido tudo o que queríamos, mas uma amiga, Aline, foi e conseguiu fotos quando os músicos chegaram após o show.
Nenhum comentário:
Postar um comentário