Platina foi uma ícônica banda de hard-rock paulistana dos anos 80. Lançou apenas um álbum auto-entitulado, em 1985, que foi o suficiente para deixar saudade. Dois de seus integrantes trilharam uma carreira musical de respeito e bastante conhecida: os irmão Andria e Ivan Busic, que depois tocaram na banda Taffo e, principalmente, no Dr. Sin.
Tenho uma história pessoal com o álbum: em 1985 eu era muito próximo aos integrantes do Viper. Estudava no mesmo colégio que Felipe Machado - Nossa Senhora do Sion, em Higienópolis, São Paulo - e frequentemente visitava algum integrante. Numa dessas visitas, Felipe e Yves me chamaram para acompanha-los até a Galeria do Rock, onde planejavam colar e distribuir flyers de um show que estava para acontecer. Entramos na Baratos Afins e o dono, Luiz Calanca, mostrou a capa do álbum do Platina, uma banda que nunca ouvi falar até então. Eu só vi porque os acompanhava, ainda era segredo, pois o álbum só foi lançado algumas semanas depois. Após o lançamento, movido pela curiosidade, retornei à loja e comprei o LP, que sinceramente adorei.
Em 2012, a banda se reuniu para gravar o cover One Of These Days, do Whitesnake. Embora sem Daril Parisi, houve a esperança de que fosse o ensaio para um retorno definitivo, mas foi apenas uma brincadeira entre velhos amigos.
No ano seguinte, a consolação: os integrantes originais, incluindo Daril Parisi, reuniram-se no Manifesto Bar para única apresentação especial. Era a chance que eu precisava para conhecer os dois integrantes que faltavam, já que eu havia conhecido os irmãos Busic no ano anterior, no evento Dr. Sin's Help, também no Manifesto Bar. Kevin, que também tinha o álbum, se interessou em me acompanhar para conseguir os rabiscos.
Eu, ele e Sheila chegamos no meio da tarde, e ainda não havia qualquer movimentação em frente ao Manifesto. Como Kevin nunca consegue esperar quieto, retirou o encarte do álbum e começou a zuar as roupas dos músicos, que realmente eram ridículas, embora muitas vezes fosse padrão para bandas de Hard Rock/Glam. Dávamos boas risadas quando um cara enorme, de dentro de um carro, perguntou o que estávamos rindo. Kevin foi até ele e disse o motivo. O cara saiu com cara de poucos amigos, apontou para um dos integrantes e disse "ta vendo esse cara? Sou eu!". Não havíamos reconhecido, mas era Sergio Sheman, o vocalista. A cara de bravo foi apenas brincadeira, então conversamos por um bom tempo, até a chegada dos sempre gente boa irmãos Busic, acompanhados de Edu Ardanuy, quando já começava a anoitecer.
Sergio Sheman, vocalista do Platina |
Andria Busic, baixista do Platina |
Ivan Busic, baterista do Platina |
Edu Ardanuy, então guitarrista do Dr. Sin |
Um pouco mais tarde, chegaram os músicos que faltavam: Marcelo Souss, convidado especial, e finalmente, Daril Parisi. Após conseguir fotos e autógrafos com todos, entramos no carro e fomos embora. Lamentei muito não ter ficado, mas era época de vacas magras, e eu realmente não tinha dinheiro para entrar, por mais que o ingresso fosse em conta. Espero que mais shows assim ainda se realizem no futuro, pois ainda quero ver esses caras ao vivo, com essa banda!
Marcelo Souss, tecladista convidado |
Daril Parisi, guitarrista do Platina |