Quando o Jefferson Starship veio ao Brasil, em 2013, apenas dois integrantes eram realmente antigos: Paul Kantner e David Freiberg estavam na formação original de 1974. Claro que os outros interessavam, mas esses eram os alvos principais. Paul era um pouco mais importante pois, remanescente da banda Jefferson Airplane, fundou a então nova banda, após a dissolução da anterior.
Como eu não tinha a menor ideia de em que hotel os músicos poderiam estar, o jeito foi realizar uma investigação, fuçando nos perfis do Facebook de todos os integrantes, na esperança que algum postasse algo que elucidasse a questão. Não demorou e um deles postou algo muito interessante:
O prédio antigo e, principalmente, os postes de iluminação me remeteram imediatamente ao centro da cidade. Eu tinha a sensação de que já os tinha visto antes. Comecei a investigar os hotéis com vista para grandes avenidas, a começar pela Ipiranga e pela São João. Logo achei o hotel correto: San Raphael.
No Google Maps, achei tudo o que é visto na imagem: o prédio, o cruzamento, as faixas de pedestres e as demais pinturas na rua, as ilhas de travessia para pedestres... Eu nem sabia que existia um hotel ali. Anos mais tarde, Carlos me disse que quando o Motörhead veio ao Brasil em 1989, foi nesse hotel que Lemmy & cia ficaram. Inacreditável!
No dia seguinte, fui com a Sheila comprovar a teoria. Era a primeira vez que eu identificava um hotel por uma foto, então queria ter certeza de que a banda estava realmente lá. Entramos e esperamos no hall. Não demorou muito e a maioria dos músicos desceu, pois já era hora de seguirem para o show. Quando os abordamos, todos foram simpáticos, mas um deles - justamente o que postou a foto - quis saber como sabíamos que eles estavam lá. Respondi algo como "lembra da foto com a visão da rua que você postou ontem a noite? Pois é, obrigado" 😆
O problema é que, enquanto conversávamos, Paul Kantner saiu do elevador, mas não veio até onde estávamos, virou e seguiu para fora do hotel. Então, o jeito foi tirar uma foto rapidinho com os quatro e correr atrás dele. Então, desceu também a vocalista Cathy Richardson, e fez o mesmo que Kantner. Conseguimos pega-la, mas ele já havia entrado na van. Como foi direto para o fundo do veículo, fiquei um pouco sem graça de pedir para ele sair e nos atender.
Essa hesitação selou o destino do corre, pois o resto dos músicos entrou na van, a porta se fechou, e seguiram seu caminho ao Manifesto Bar. Ou seja: tirei foto com todos os integrantes, menos com o mais importante de todos. Esse é aquele corre que, apesar do sucesso relativo, te deixa chateado por não ter feito um pouco melhor, principalmente porque Kantner jamais retornou ao Brasil. Ele faleceu em 2016 😯
![]() |
Da esquerda pra direita: Chris Smith, David Freiberg, Richard Newman e Jude Gold |
![]() |
Cathy Richardson, vocalista do Jefferson Starship |
Nenhum comentário:
Postar um comentário