segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

As nabas mais absurdas

Tomar naba significa que você ficou frente a frente com seu alvo, tentou se comunicar com ele, mas foi completamente ignorado ou simplesmente recebeu um “não” como resposta.

Naba do padre

Imagem ilustrativa
Em 2015 eu estava no aeroporto esperando pelo Mr. Big. O padre Marcelo Rossi foi um dos passageiros a desembarcar. Não me importei muito e continuei onde estava, sentado em um banco. Anebelle, que também esperava pela banda, no entanto, correu atrás dele. Este foi o diálogo que se seguiu:

- Padre, tira uma foto?

- Não posso, estou atrasado! – e seguiu seu caminho, deixando-a falando sozinha.

Ela retornou praguejando algo impublicável. Que pecado!



Naba do Batman

Imagem ilustrativa
Após as primeiras vitórias da seleção brasileira (com letra minúscula mesmo) na Copa do Mundo 2014, Lucas Rafael saía pelas ruas de Manaus para acompanhar as comemorações dos populares. Aqui é Brasil, e se encontra muita bizarrice, gente disposta a transformar qualquer evento em carnaval, com direito até mesmo ao uso de fantasia.

Então, avistou um cidadão vestido de Batman, achou bacana, e pediu para tirar uma foto com ele. Resultado? NABA!!! Porra, Lucas!






Naba dos flautistas bolivianos da Praça da Sé

Imagem ilustrativa
Em uma certa ocasião, Guilherme passava pela Praça da Sé, quando avistou um grupo de bolivianos com vestimentas típicas, tocando flautas. Curioso, parou para assistir à performance. Quando terminou, ele se aproximou e iniciou uma conversa:

- Posso tirar uma foto com vocês?

- Só se você comprar o nosso CD.

- Então deixa, obrigado.


Naba no camarim

Eclético, o mesmo Guilherme foi com a mãe no show da Alcione. Após a apresentação, ele tentou conseguir uma foto com a cantora, então falou com um assessor que conseguiu coloca-los dentro camarim, ele e a mãe dele. Adiantou alguma coisa?! Alcione recusou-se a tirar fotos, deixando o assessor completamente sem graça.


Naba do Green Day

Contando sobre o passado, de antes de eu começar a fazer corres, Carlos sempre fala sobre um segurança que o atrapalhava constantemente. Quando ele via fãs no hotel, sempre dava um jeito de tirar a banda pela garagem, bem longe dos olhos dos fãs. No corre do Green Day, entretanto, tudo estava estranho demais. Ele conta:

- Fui eu, o Estéfano e a Eliana para o Sheraton (que hoje é Tivoli Mofarrej). Assim que entramos, já vimos o segurança e pensamos "fudeu". No entanto, ele nos viu e não se importou, nem ao menos se levantou, apenas olhava para nós e dava risada. Eu pensei "que porra é essa?! Não basta atrapalhar, agora está tirando um sarro com a nossa cara?!". Comecei a entender quando os músicos desceram. Abordamos o primeiro, levamos naba, e o segurança dando risada. Quando o segundo desceu, naba de novo. Quando Billie Joe desceu, naba de novo, e ele ainda fez um gesto com a mão, como se estivesse espantando cachorro. Com uma banda de malas como aquela, quem precisa de segurança?!" 


Os malas: Top 50 dos rockstars mais insuportáveis

Quem são os rockstars mais insuportáveis, aqueles em que as chances de ter uma completa decepção ao conhece-los beira ou atinge 100%? Esta é uma pergunta complexa, difícil de ser respondida. Exceto com Neil Peart e Elton John, conheço ao menos um hunter brasileiro que tem foto com cada um dos citados. Alguns, inclusive, relatam que o encontro foi uma boa experiência. Eu mesmo tenho foto com alguns deles - e não concordo com alguns dos nomes apresentados, principalmente na lista secundária. Como disse, é uma pergunta complexa de responder.

Eu precisava de uma imagem para ilustrar este texto, certo?!

Como qualquer lista, vai haver discussão e discordância, mas isso faz parte. A lista foi montada por mim, com a colaboração de hunters brasileiros, argentinos e chilenos. É possível que um ou outro nome tenha sido esquecido, mas basicamente é isso:

Os piores dos piores vivos (em ordem alfabética):
  1. Alissa White-Gluz (Arch Enemy)
  2. Amy Lee (Evanescence)
  3. Andrew Eldritch (The Sisters of Mercy)
  4. Andy Summers (The Police)
  5. Anthony Kiedis (Red Hot Chili Peppers)
  6. Axl Rose (Guns'n'Roses)
  7. baterista do Enforcer
  8. Blackie Lawless (W.A.S.P.)
  9. Bruce Dickinson (Iron Maiden)
  10. Carl Palmer (Emerson Lake & Palmer, Asia)
  11. Daryl Hall & John Oates
  12. Dave Grohl (Foo Fighters)
  13. Dave Mustaine (Megadeth)
  14. David Coverdale (Whitesnake)
  15. David Lee Roth (Van Halen)
  16. Dee Snider (Twisted Sister)
  17. Eddie Vedder (Pearl Jam)
  18. Elton John
  19. Eric Adams (Manowar)
  20. Flea (Red Hot Chili Peppers)
  21. Gene Simmons (Kiss)
  22. Greta Van Fleet (todos os integrantes)
  23. Ian Anderson (Jethro Tull)
  24. Ian Gillan (Deep Purple)
  25. James Hetfield (Metallica)
  26. Jerry Cantrell (Alice in Chains)
  27. John Cale (Velvet Underground)
  28. John Fogerty (Creedence Clearwater Revival)
  29. Joey DeMaio (Manowar)
  30. Jon Anderson (Yes)
  31. Jon Bon Jovi
  32. Kirk Hammett (Metallica)
  33. Kurt Harland (Information Society)
  34. Marilyn Manson
  35. Mick Hucknall (Simply Red)
  36. Oliver Riedel (Rammstein)
  37. Paul Stanley (Kiss)
  38. Ritchie Blackmore (Deep Purple, Rainbow)
  39. Ringo Starr (The Beatles)
  40. Robert Plant (Led Zepellin)
  41. Rod Stewart
  42. Roland Orzabal (Tears for Fears)
  43. Slash (Guns'n'Roses)
  44. Steve Howe (Yes, Asia)
  45. Steven Wilson (Porcupine Tree)
  46. Sting (The Police)
  47. Till Lindemann (Rammstein)
  48. Tom Araya (Slayer)
  49. Tony Iommi (Black Sabbath)
  50. Yngwie Malmsteen

Pensei em adicionar Brian Johnson (AC/DC) nessa lista por conta própria, devido à má experiência que tive quando o encontrei em 2009. No entanto, como poucos conheceram o AC/DC, não há dados suficientes para saber se esse é o padrão ou se apenas o encontrei em um dia ruim. Outro fortíssimo candidato é Mick Jagger. Quando vem com os Rolling Stones, ele e a banda são completamente blindados, é muito difícil, para não dizer imposssível, ficar cara a cara com ele. Porém, Carlos conta que, quando vem apenas para visitar o filho brasileiro, se alguém o abordar, ele diz que não está trabalhando, que não vai atender, que é para tentar quando vier com a banda.

Há muitos que mudam com o tempo, para pior ou para melhor. Carlos sempre diz que Dave Mustaine era bonzinho, e que mudou seu comportamento durante a parada que aconteceu entre 2002 e 2004. Ele também tem foto com todos os integrantes do Metallica e diz que "mudaram quando ficaram ricos".

Por outro lado, Zakk Wylde era um dos mais chatos e inacessíveis há alguns anos, mas nas últimas vezes em que esteve no Brasil atendeu todo mundo, numa boa - por isso nem ao menos foi citado na lista. Outros que eram considerados impossíveis e se tornaram um pouco mais acessíveis nos últimos tempos são Jon Bon Jovi e Dave Grohl.

Não é porque morreram que ficaram bonzinhos
  1. Chris Cornell (Soundgarden, falecido em 2017)
  2. Chuck Berry (falecido em 2017)
  3. Jon Lord (Deep Purple, Whitesnake, falecido em 2012)
  4. Neil Peart (Rush, falecido em 2020)
  5. Scott Weiland (Stone Temple Pilots, falecido em 2015)

Outros "malas" citados, que não são unaminidade

  1. Emppu Vuorinen (Nightwish)
  2. Glenn Hughes
  3. Ian Astbury (The Cult)
  4. Johan Hegg (Amon Amarth)
  5. John Norum (Europe)
  6. John Petrucci (Dream Theater)
  7. Kiko Loureiro (Megadeth)
  8. Matthias Jabs (Scorpions)
  9. Max Cavalera
  10. Michael Schenker
  11. Ozzy Osbourne
  12. Paul McCartney
  13. Scott Ian (Anthrax)
  14. Sebatian Bach
  15. Simone Simons (Epica)
  16. Tarja Turunen
  17. Tobias Sammett (Edguy/Avantasia)
A maioria desses nomes é o que eu chamo de "malinhas". Atendem na maioria das situações, mas sempre vai haver aquele dia em que a naba é inevitável. Eu nem concordo com alguns nomes citados, como Emppu Vuorinen, Kiko Loureiro, Max Cavalera, Sebastian Bach e Simone Simons.

Encontrei Simone Simons cerca de 10 vezes e sempre fui atendido. A minha opinião é que ela não é chata, chatos são os fãs de Epica, que querem abraçar, beijar, vão em bando para o aeroporto ou para o hotel. Há uma história, não sei exatamente se foi no Brasil ou na Argentina, em que um fã pediu para dar um beijo no rosto dela para uma foto. Ela aceitou e, no momento do click, recebeu uma senhora linguada, com gosto. Fala sério, até eu seria mala se fosse famoso e tivesse fãs assim!

Ozzy e Paul McCartney são as exceções. Em relação a Ozzy, Carlos explica "eu não acho que ele é mala, acho que é difícil ficar frente a frente com ele, o que é totalmente diferente". Como nunca fiz o corre do Ozzy, ficarei com essa explicação. Em relação a Paul McCartney, ele é um Beatle. Só o fato de atender de vez em quando já me faria coloca-lo na relação dos mais legais. Ele não vai atender sempre, mas olha a importância do cara! Pra quem o acha mala, sugiro fortemente que faça o corre do Ringo Starr, e depois me conte como foi!

Eu x Malas do Top 50

  • Fiquei cara a cara com 34, todos exceto Chuck Berry, Dave Grohl, David Lee Roth, Eddie Vedder, Elton John, Eric Adams, Greta Van Fleet, Jerry Cantrell, John Fogerty, Jon Bon Jovi, Jon Lord, Neil Peart, Ritchie Blackmore, Rod Stewart, Roland Orzabal, Scott Weiland, Sting e Tony Iommi.
  • 10 fotos boas: Alissa White-Gluz, Andy Summers, Bruce Dickinson, Carl Palmer, David Coverdale, Dee Snider, Ian Anderson, Robert Plant, Tom Araya e Yngwie Malmsteen.
  • 2 fotos coletivas: Amy Lee e Paul Stanley.
  • 2 FOTASSAS: Gene Simmons e Ian Gillan.
  • 1 foto de meet & greet: Dave Mustaine.
  • Poderia também ter conseguido com Anthony Kiedis e Chris Cornell, mas foi na época em que eu só tirava fotos com quem sou fã, então não conta.
  • 8 autógrafos, sem foto, em corres: Ace Frehley, Dave Mustaine, Jon Anderson, Kirk Hammett, Mick Hucknall, Slash, Steve Howe e Steven Wilson.
  • 14 nabas diretas do artista: Andrew Eldritch, Axl Rose, baterista do Enforcer, Blackie Lawless, Brian Johnson, Dave Mustaine, Flea, James Hetfield, Joey DeMaio, Kurt Harland, Marilyn Manson, Oliver Riedel, Ringo Starr e Till Lindemann.
  • Uma naba do segurança: Daryl Hall & John Oates.
  • Um "nó tático": Sting (entrou no hotel pela garagem, sem atender ninguém).

Eles não estão mais entre nós

2022
Alan White (Durham, 14 de junho de 1949 – 26 de maio de 2022) foi um baterista e compositor britânico mais conhecido por sua
participação na banda de rock progressivo Yes;. Em 1969, juntou-se à Plastic Ono Band depois que John Lennon o convidou para tocar
no Toronto Rock and Roll Revival. White passou a tocar em outras gravações de artistas como George Harrison, Ginger Baker e Terry
Reid, além da canção "Imagine" de Lennon. White entrou para o Yes em julho de 1972 como substituto do baterista original Bill Bruford.
Após a morte do baixista Chris Squire em 2015, White tornou-se o membro mais antigo da banda, nunca tendo saído do grupo desde
que entrou. Além disso, White se apresentou em mais de cinquenta álbuns de outros artistas, como Joe Cocker, Ginger Baker e The
Ventures. White foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame como membro do Yes em 2017. White morreu em 26 de maio de 2022,
aos 72 anos de idade. A causa da morte não foi revelada, sendo que o Yes limitou-se a dizer que foi por causa de uma "breve doença".

É a minha única foto photoshopada - os olhos foram abertos, já que na foto original ele está de olhos fechados.

2021
Tarcísio Pereira de Magalhães Sobrinho, mais conhecido como Tarcísio Meira (São Paulo, 5 de outubro de 1935 – São Paulo, 12 de
agosto de 2021), foi um ator brasileiro. Considerado um dos maiores atores e galãs de sua geração, marcou época com seus perso-
nagens, no cinema, no teatro e na televisão. Durante décadas eternizou a televisão com mocinhos e vilões que marcaram a teledra-
maturgia nacional. Foi casado por 59 com a atriz Glória Menezes, um dos casais mais queridos e lembrados da televisão brasileira.
Os dois são pais do também ator Tarcísio Filho. Tarcísio morreu no hospital Albert Einstein em São Paulo, aos 85 anos, vítima de
COVID-19.
Nathan Jonas Jordison (26 de abril de 1975 - 26 de julho de 2021) foi um músico americano, baterista e co-fundador da banda de
metal Slipknot, bem como guitarrista da banda de terror punk Murderdolls. Sem maiores explicações da família, Jordison morreu
enquanto dormia, em 26 de julho de 2021, aos 46 anos de idade.
Bruno Covas Lopes (Santos, 7 de abril de 1980 — São Paulo, 16 de maio de 2021) foi um advogado, economista e político bra-
sileiro. Foi prefeito da cidade de São Paulo entre 6 de abril de 2018 e 3 de maio de 2021, quando se afastou do cargo em decor-
rência de um câncer que o acometeu. Em 14 de maio, foi publicado boletim médico anunciando que seu quadro clínico era irre-
versível. Covas morreu às 8h20 do dia 16 de maio de 2021, aos 41 anos, segundo nota emitida pelos médicos do hospital Sírio-
Libanês.
Eva Wilma Riefle Buckup Zarattini OMC (São Paulo, 14 de dezembro de 1933 – São Paulo, 15 de maio de 2021) foi uma atriz e 
bailarina brasileira. Iniciou a carreira em 1952, protagonizando diversas telenovelas na Rede Tupi e RecordTV entre as décadas
de 1950 e 1970, além de uma breve passagem pela TV Excelsior. Em 1980 transferiu-se para a Rede Globo, consolidando-se
como uma das principais artistas da emissora. Em 7 de maio de 2021, foi diagnosticada com câncer no ovário. Eva Wilma morreu
aos 87 anos no dia 15 de maio de 2021, no Hospital Israelita Albert Einstein, devido a uma insuficiência respiratória ocasionada
pela disseminação do câncer.
Agnaldo Timóteo Pereira (Caratinga, 16 de outubro de 1936 — Rio de Janeiro, 3 de abril de 2021) foi um cantor, compositor, escri-
tor e político brasileiro. Após dezessete dias internado na unidade de terapia intensiva do Hospital Casa São Bernardo, na Zona
Oeste do Rio de Janeiro, morreu em 3 de abril de 2021, aos 84 anos, de complicações decorrentes da COVID-19.
Sérgio Olímpio Gomes (Presidente Venceslau, 20 de março de 1962 – São Paulo, 18 de março de 2021), mais conhecido como Major
Olímpio, foi um policial militar e político brasileiro, filiado ao Partido Social Liberal (PSL). Foi deputado estadual por São Paulo, sendo
que em seu segundo mandato liderou a bancada do PDT na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP). Nas eleições estaduais
em 2014, foi eleito deputado federal e em 2018 elegeu-se senador – em ambas as ocasiões, representando São Paulo. Morreu aos
58 anos em 18 de março de 2021, na capital paulista, por complicações da COVID-19.
2020
Wayne Stevens (7 de maio de 1958 - 7 de novembro de 2020), conhecido pelo nome artístico de Bones Hillman, foi um músico da
Nova Zelândia. Ele tocou baixo em sua primeira banda, Masochists, uma banda punk pioneira neozelandesa, formada com amigos
do subúrbio de Avondale em Auckland (eles também foram conhecidos como Avondale Spiders). No final de 1977, se juntou aos
Suburban Reptiles e apareceu em seu primeiro single, "Megaton" (Vertigo, 1978). O nome Hillman foi cunhado pela marca do carro
que dirigia. Ele deixou a banda no início de 1978 e se juntou aos ex-Masochists nos Rednecks, um pilar da lendária cena punk
Zwines em Auckland. Mudou-se para a Austrália como integrante do The Swingers em 1980 e morou lá até 2002, onde foi um
membro da internacionalmente conhecida banda de rock australiana Midnight Oil, substituindo Peter Gifford em 1987. Hillman morreu
em Milwaukee, Wisconsin, de câncer.
Frankie Banali foi um baterista americano, mais conhecido por seu trabalho com a banda Quiet Riot, onde tornou-se o único rema-
nescente da formação clássica da banda. Ele também foi baterista do W.A.S.P. e de Billy Idol, além de atuar como baterista de tur-
nê do Faster Pussycat e Steppenwolf. Faleceu em 20 de agosto de 2020, aos 68 anos, vitimado por câncer no pâncreas. A doença
foi anunciada ao mundo 10 meses antes, em outubro de 2019.
Antônio Carlos Moraes Pires, mais conhecido como Moraes Moreira, foi um cantor, compositor e músico brasileiro, ex-integrante
do grupo Novos Baianos. Faleceu no Rio de Janeiro enquanto dormia, aos 72 anos, em 13 de abril de 2020.
Jason Rainey, foi guitarrista e fundador do Sacred Reich, banda onde tocou de 1985 a 2000 e de 2007 a 2019. Faleceu em 16 de
março de 2020, aos 53 anos, vitimado por ataque cardíaco
José Mojica Marins foi um cineasta, ator, roteirista de cinema e televisão brasileiro, mais conhecido como Zé do Caixão, seu
personagem mais famoso. É considerado o maior cineasta brasileiro de todos os tempos e "pai" do terror nacional, tendo sua obra
grande importância mundial para o gênero, influenciando várias gerações. Morreu em 19 de fevereiro de 2020, aos 83 anos, após
ficar quase um mês internado para tratar de uma broncopneumonia.
2019
Andre Coelho Matos foi um cantor, compositor, maestro e pianista brasileiro, conhecido por ter sido vocalista das bandas Viper, Angra
e Shaman. Também capitaneou os projetos Virgo e Symfonia, além de ter feito participações especiais em bandas como Avantasia e
Aina. Desde outubro de 2006 estava em carreira solo. Morreu em 8 de junho de 2019, aos 47 anos, devido a um infarto agudo do
miocárdio.
Sérgio Augusto Bustamante, mais conhecido como Serguei, foi um cantor e compositor brasileiro, conhecido por ser o vocalista de
diversas bandas de rock ao longo de sua carreira. Faleceu a 7 de junho de 2019, aos 85 anos, vítima de pneumonia.
Andreas Nikolaus Lauda, mais conhecido como Niki Lauda, foi um automobilista e piloto austríaco. Era proprietário da companhia
aérea Niki, e diretor da equipe Mercedes GP de Fórmula 1 ligada à fábrica Mercedes Benz. Faleceu em 20 de maio de 2019, aos 70
anos, devido a problemas renais.
Paul Martin Raymond foi um tecladista/guitarrista inglês, mais conhecido por tocar nas bandas UFO e Michael Schenker Group.
Faleceu em 13 de abril de 2019, aos 73 anos, vitima de um ataque cardíaco.
Benjamin Mitchell (o segundo da esquerda para direita), foi vocalista do The Platters. Faleceu em 21 de março de 2019, aos 70 anos.
2018
Charles Aznavour foi um cantor francês de origem armênia, também letrista e ator. Além de ser um dos mais populares e longevos
 cantores da França, ele foi também um dos cantores franceses mais conhecidos no exterior. Morreu aos 94 anos no dia 1 de outubro
de 2018 em sua casa na serra das Alpilles, no sul da França. A despeito da idade avançada, continuava a se apresentar regularmente.
Mark Shelton, guitarrista e fundador do Manilla Road, faleceu em 27 de julho de 2018, aos 60 anos
Joseph Walter Jackson foi um empresário estadunidense, mais conhecido por ser o pai do cantor, compositor e dançarino Michael
Jackson. Foi o grande responsável pela revelação do cantor. Ele também era conhecido como "O Velho Joe Jackson". Morreu em 27
de junho de 2018, aos 89 anos, após uma batalha contra um câncer de pâncreas.
Vicent "Vinnie" Paul Abbott foi um baterista de heavy metal e produtor, que em seus últimos anos tocou na banda Hellyeah. Alcançou
fama quando fez parte da banda Pantera, da qual foi co-fundador. Ele também foi, em 2004, co-fundador da banda Damageplan, jun-
tamente com seu irmão, Dimebag Darrell. A banda era bem aclamada pela crítica e fazia significante sucesso, até o assassinato de
Dimebag, em pleno palco, levar a banda ao fim em dezembro daquele mesmo ano. Vinnie Paul morreu no dia 23 de junho de 2018,
aos 54 anos, vitima de um ataque cardíaco enquanto dormia
Pat Torpey foi um baterista americano, mais conhecido por seu trabalho com a banda Mr. Big. Em 2014, foi diagnosticado com a
doença de Parkinson, que o impossibilitou de excursionar com a banda Mr. Big na turnê que promoveu o álbum The Stories We
Could Tell. Morreu em 7 de fevereiro de 2018, aos 64 anos.
2017
Warrel Dane foi vocalista das bandas Nevermore e Sanctuary. Em 13 de dezembro de 2017, Dane estava em São Paulo, Brasil,
gravando seu segundo disco solo, e faleceu dormindo no apartamento onde se encontrava hospedado. Era dia 13 de dezembro
de 2017. Aos 56 anos, de infarto agudo do miocárdio.
Marcelo Luiz Rezende Fernandes foi um jornalista, repórter e apresentador de televisão brasileiro. Morreu no dia 16 de setembro de
2017, aos 65 anos, de falência de múltiplos órgãos, em decorrência de complicações de um câncer de pâncreas.
Rogéria, nome artístico de Astolfo Barroso Pinto, foi uma atriz, cantora, maquiadora e transformista brasileira. Faleceu em 04 de
setembro de 2017, aos 74 anos. Em 13 de julho, a atriz havia sido internada, permanecendo por duas semanas em uma clínica
em Laranjeiras, na zona sul do Rio, devido a uma infecção generalizada. Em 8 de agosto, foi novamente internada no Hospital
Unimed Barra, na zona oeste do Rio, devido a um quadro de infecção urinária e em 25 de agosto foi transferida da Unidade de
Tratamento Intensivo do hospital para o quarto. Segundo o hospital, seu quadro clínico se agravou após uma crise convulsiva,
seguida de um choque séptico, que foi a causa da morte.
John Blackwell Jr. foi um baterista americano contemporâneo de R&B, funk, jazz, fusion e pop, mais conhecido por seu trabalho com
o Prince. Blackwell sofria com tumores no cérebro diagnosticados em 2016. Faleceu em 4 de julho de 2017, aos 43 anos.
Kid Vinil foi o nome artístico de Antônio Carlos Senefonte, que ficou famoso no rock brasileiro dos anos 80. Foi um cantor, radialista,
compositor, apresentador de televisão e jornalista. Foi vocalista do Verminose, Magazine, Kid Vinil e os Heróis do Brasil e Kid Vinil
Xperience. Em 16 de abril de 2017, Kid Vinil sentiu-se mal durante uma apresentação em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, entran-
do em estado de coma logo em seguida. Posteriormente foi transferido para São Paulo onde morreu, aos 62 anos, cerca de um mês
depois, em 19 de maio, por uma parada cardíaca.
Jerry Adriani, nome artístico de Jair Alves de Sousa, foi um cantor e ator brasileiro. Faleceu aos setenta anos, em 23 de abril de 2017,
vítima de um câncer de pâncreas.
2015
Ian Fraiser Kilmister, conhecido como Lemmy, foi um vocalista e baixista inglês, fundador da banda de rock inglesa Motörhead. Lemmy
morreu na sua casa em Los Angeles, Califórnia, no dia 28 de dezembro de 2015, aos 70 anos de idade, em decorrência de um agres-
sivo câncer no cérebro e no pescoço, descoberto dois dias antes. Ele já vinha sofrendo de diabetes e outros problemas de saúde há
vários anos.
David VanLanding, vocalista que fez parte do Michael Schenker Group e teve uma breve passagem pelo Crimson Glory, faleceu
em decorrência de um acidente automobilístico, quando colidiu seu carro com um caminhão de lixo, em 17 de novembro de 2015,
aos 51 anos
Chris Squire, baixista, co-fundador e único membro constante do Yes, faleceu aos 67 anos em 27 de junho de 2015. Estava se
tratando de um tipo raro de leucemia e faleceu por complicações da doença
Riley Ben King, mais conhecido como B.B. King, morreu aos 89 anos, em 14 de maio de 2015. King era conhecido como o "Rei do
Blues" e foi responsável por definir o som eletrificado do gênero no pós-guerra. Ele também se tornou o nome mais conhecido do
blues mundialmente e o responsável por levar o estilo das áreas rurais dos Estados Unidos para a indústria musical mundial.
A.J. Pero, baterista do Twisted Sister, foi encontrado morto no ônibus da turnê pelos integrantes da banda Adrenaline Mob, da qual
também fazia parte. Especula-se que a morte tenha sido causada por um ataque cardíaco. Aos 55 anos, em 20 de março de 2015
2014
Jair Rodrigues, cantor brasileiro, faleceu aos 75 anos em 8 de maio de 2014, em decorrência de um infarto agudo do miocárdio
Hélcio Aguirra, guitarrista da banda Golpe de Estado, foi encontrado morto por sua irmã em seu apartamento em São Paulo. 
Faleceu  enquanto dormia. As causas da morte não foram divulgadas. Aos 54 anos, em 21 de janeiro de 2014
Músico e ator, Nico Nicolaiewsky, conhecido pelo personagem Maestro Pletskaya do musical Tangos e Tragédias, perdeu a batalha
contra uma leucemia aguda, aos 56 anos, em 7 de fevereiro de 2014
2013
Steve Gadd, tour manager do Iron Maiden, perdeu sua batalha contra o câncer em 27 de março de 2013

Quem são os rockstars mais legais?

Esta é uma pergunta ainda mais complexa do que determinar quem são os malas. Um dos mais legais que já conheci é o Demolition Man, do Venom Inc. O cara é tão bacana que só falta pedir para a van que leva a banda ao show passar na sua casa para te buscar, e não duvido que fizesse isso se soubesse que você não tem como ir. O problema é: ele não é ninguém! Exceto a estreita base de fãs, ninguém o conhece. No dia a dia, ele pode sair para passear com o cachorro, ir a um cinema, fazer compras em supermercado, enfim, viver a vida normalmente, sem ser incomodado. Isso elimina imediatamente todas as bandas da série c para baixo.

Quase todos os integrantes de bandas menores são legais. Aqui se incluem bandas como Saxon, Accept, Stratovarius, entre outras, que tem todos os quase todos integrantes legais, mas não atingem os critérios para estar na lista. Por isso, nenhum desses integrantes será considerado.

Somente foram considerados integrantes e ex integrantes de bandas série A e B, as que tocam no Brasil em estádios e lugares com capacidade superior a 4.000 pessoas, em show solo ou quando for a atração principal. "Ah, mas tal banda tocou num festival lotado". Não conta, só vale quando a banda lotar casas grandes em show solo ou quando for a banda principal.

Quanto aos ex integrantes, a explicação é simples: muitos fãs de suas antigas bandas continuam querendo conhece-los para tirar uma foto ou conseguir um autógrafo. Embora na maioria das vezes sejam automaticamente rebaixados ao sair da banda, atraem muito mais gente que uma banda menor em que nenhum integrante tocou em uma grande banda. Por esse critério, músicos como Blaze Bayley, Bruce Kullick e Vinny Appice integram a lista secundária.


  1. Adam Clayton (U2)
  2. Adrian Smith (Iron Maiden)
  3. Alice Cooper
  4. André Olbrich (Blind Guardian)
  5. Angus Young (AC/DC)
  6. Andreas Kisser (Sepultura)
  7. Ariën van Weesenbeek (Epica)
  8. Billy Gibbons (ZZ Top)
  9. Billy Sheehan (Mr Big)
  10. Brian May (Queen)
  11. Cliff Williams (AC/DC)
  12. Corey Taylor (Slipknot)
  13. David Ellefson (Megadeth)
  14. Dexter Holland (The Offspring)
  15. Dizzy Reed (Guns'n'Roses)
  16. Don Airey (Deep Purple)
  17. Eddie Ojeda (Twisted Sister)
  18. Eric Martin (Mr Big)
  19. Gary Holt (Slayer)
  20. Gregg Bissonette (Ringo Starr & His All Starr Band)
  21. Gregg Rolie (Ringo Starr & His All Starr Band)
  22. Hansi Kürsch (Blind Guardian)
  23. Ian Haugland (Europe)
  24. Ian Paice (Deep Purple)
  25. James LaBrie (Dream Theater)
  26. Joe Satriani
  27. Joel Hoekstra (Whitesnake)
  28. Joey Kramer (Aerosmith)
  29. Joey Tempest (Europe)
  30. John Levén (Europe)
  31. Jordan Rudess (Dream Theater)
  32. Klaus Meine (Scorpions)
  33. Kerry King (Megadeth, Slayer)
  34. King Diamond
  35. Lars Ulrich (Metallica)
  36. Marco Hietala (Nightwish)
  37. Mark Jansen (Epica)
  38. Mark Rivera (Ringo Starr & His All Starr Band, Billy Joel, Elton John)
  39. Mark "The Animal" Mendoza (Twisted Sister)
  40. Mic Michaeli (Europe)
  41. Mikkey Dee (King Diamond, Motörhead, Scorpions)
  42. Nicko McBrain (Iron Maiden)
  43. Noodles (The Offspring)
  44. Peter Garrett (Midnight Oil)
  45. Phil X (Bon Jovi)
  46. Reb Beach (Whitesnake)
  47. Richard Page (Ringo Starr & His All Starr Band)
  48. Rick Wakeman (Yes)
  49. Robert Smith (The Cure)
  50. Robert Trujillo (Metallica)
  51. Roger Glover (Deep Purple)
  52. Roger Waters
  53. Roland Grapow (Helloween)
  54. Rudolf Schenker (Scorpions)
  55. Steve Harris (Iron Maiden)
  56. Steve Lukather (Ringo Starr & His All Starr Band)
  57. Steve Morse (Deep Purple)
  58. Steve Vai
  59. Steven Tyler (Aerosmith)
  60. Todd Rundgren (Ringo Starr & His All Starr Band)
  61. Tommy Aldridge (Whitesnake)
  62. Warren Ham (Ringo Starr & His All Starr Band)
Bandas onde todos os integrantes atuais são legais
  1. Duran Duran
  2. Faith No More
  3. Helloween
  4. Judas Priest
  5. Lynyrd Skynyrd
  6. Marillion
Integraram bandas grandes ou grandes projetos
  1. Amanda Somerville (Avantasia)
  2. Blaze Bayley (Iron Maiden)
  3. Bruce Kullick (Kiss)
  4. Chris Broderick (Megadeth)
  5. Dave Lombardo (Slayer)
  6. DJ Ashba (Guns'n'Roses)
  7. Doug Aldrich (Dio, Whitesnake)
  8. Gilby Clarke (Guns'n'Roses)
  9. James LoMenzo (Megadeth)
  10. Jason Newsted (Metallica)
  11. Jimmy DeGrasso (Megadeth)
  12. Jørn Lande (Avantasia)
  13. K. K. Downing (Judas Priest)
  14. Marty Friedman (Megadeth)
  15. Matt Sorum (Guns'n'Roses)
  16. Mike Portnoy (Dream Theater)
  17. Phil Anselmo (Pantera)
  18. Richie Sambora (Bon Jovi)
  19. Ross the Boss (Manowar)
  20. Rudy Sarzo (Ozzy Osbourne, Whitesnake, Dio)
  21. Sascha Paeth (Avantasia)
  22. Shawn Drover (Megadeth)
  23. Tim "Ripper" Owens (Judas Priest)
  24. Vinny Appice (Black Sabbath, Dio)
Se foram mas jamais serão esquecidos
  1. A.J. Pero (Twisted Sister, falecido em 2015)
  2. André Matos (Avantasia, falecido em 2019)
  3. Dimebag Darrell (Pantera, falecido em 2004)
  4. Jeff Hanneman (Slayer, falecido em 2013)
  5. Lemmy Kilmister (Motörhead, falecido em 2015)
  6. Nick Menza (Megadeth, falecido em 2016)
  7. Phil "Philthy Animal" Taylor (Motörhead, falecido em 2015)
  8. Ronnie James Dio (falecido em 2010)
  9. Vinnie Paul (Pantera, falecido em 2018)
  10. Würzel (Motörhead, falecido em 2011)

O que eu sempre levo nos corres?

Bolsa carteiro

Útil para transportar todos os ítens necessários. Sua alça transversal oferece total liberdade às mãos, já que não é preciso utiliza-las para carrega-la. Os compartimentos possibilitam levar tudo o que for preciso de maneira relativamente organizada, desde itens pessoais como chaves, cartão do banco, dinheiro, celular, carregador portátil para celular, cigarro e isqueiro, até os ítens que serão utilizados no corre propriamente dito. Pode ser encontrada no Mercado Livre.

Pasta catálogo

Utilizo para levar as fotos que serão autografadas. Funciona bem para impedir que amassem ou molhem, em caso de chuva. Além disso, quase sempre os artistas a utilizam como apoio para autografar. Nos corres, utilizo com 10 envelopes, é barata e costuma ser suficiente. Em casa, para armazenar as fotos já autografadas, utilizo pastas com 100 envelopes, que possibilitam armazenar 200 fotos (2 por envelope). Pode ser encontrada na Kalunga.

Marcadores Permanentes Uni Paint Marker Px-20

São o que utilizo para autografar, geralmente na cor prata, mas também tenho dourado e azul. O riscado é bem mais bonito e consistente do que o de canetas comuns, pois espalha a tinta perfeitamente, mas é necessário saber usar. Não basta comprar uma nova e esperar que ela esteja pronta para uso no primeiro corre. A ponta de um marcador novo é seca. Para torna-lo operacional é necessário pressionar sua ponta contra alguma superfície, até que a tinta comece a sair, então o marcador deve ser sacudido, para que completamente distribuída. A partir de então é essencial que você nunca esqueça de mante-la fechada, pois se isso acontecer a tinta secará e o marcador será inutilizado. A tinta demora alguns segundos para secar, então se acidentalmente você passar o dedo ou colocar outro objeto (outra foto, CD, LP, o que for) em cima, há muita chance de borrar, como aconteceu com o autógrafo de Yngwie Malmsteen.


A cantora Cher gostou tanto que, após me atender, pediu para um assessor me procurar para que eu emprestasse a caneta e ela pudesse autografar os ítens de outros fãs. Por outro lado, o técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães, ficou olhando para o marcador, sem entender como poderia escrever com ele. Até conseguir entender que poderia ser utilizado como qualquer caneta, várias jogadoras passaram por mim e pela Sheila, fazendo com que perdessemos a chance de aborda-las. Acidentes podem acontecer: o guitarrista Henjo Richter, do Gamma Ray, pressionou demais a ponta e, com o escape extra de tinta, sujou as mãos.

Nikon Coolpix P900


É a câmera que utilizo desde agosto de 2017. Antes dela, utilizava a Cannon SX-40. O motivo que me fez escolher esse modelo foi o zoom absurdo que vi em um vídeo no Youtube. Entretanto, hoje ela não seria minha escolha se eu fosse comprar uma câmera nova. O zoom é bom sim, mas para conseguir a foto perfeita, é necessário dar um primeiro toque para focar e, somente então, tirar a foto. Se apertar o botão direto, a foto fica sem foco. Como nunca sei quem será meu próximo parceiro de corre, muitas vezes quem tira a minha foto não sabe usar a câmera e a foto fica ruim. Eu mesmo erro de vez em quando. Na maioria das vezes, é possível tirar outra foto, mas com artistas realmente difíceis, a oportunidade pode ser única.

Também não é a melhor câmera para fotografar em ambientes escuros - fotos de shows ficam uma merda. Foi quase incapaz de enxergar a aurora boreal quando estive na Finlândia. Alguns amigos que entendem mais de fotografia do que eu, que sou apenas um apertador de botão, às vezes levam nos corres câmeras que tiram fotos sequenciais e sempre perfeitas. Provavelmente seja um modelo assim que eu escolheria para a próxima aquisição.

A lista de Zé Congonhas

Certo dia, em 2012, perguntei para Zé Congonhas quais eram os artistas mais legais e quais eram os mais chatos que ele conheceu. Para minha surpresa, ele já tinha uma lista pronta, ali mesmo, e me entregou: