O primeiro corre de 2022 demorou a sair, não apenas pelo avanço da variante ômicron da COV CT Palmeiras ID-19, como principalmente pelo fato de eu ter começado o ano doente, com suspeita de trombose venal profunda. A princípio eu planejava fazer um corre já em 05 de janeiro, quando o Palmeiras se reapresentou antecipadamente das férias, visando a preparação para o mundial de clubes. Eu queria ir ao CT principalmente para dar um abraço no Deyverson e agradecer a ele por ter proporcionado um dos dias mais felizes de minha vida. Infelizmente fiquei apenas na vontade, eu estava realmente sem condições.
Conforme os dias de janeiro passavam, a trombose foi descartada mas foi detectado um problema cardíaco. Ainda assim, os medicamentos fizeram efeito e a cada dia eu me sentia mais capaz para fazer o que sempre fiz, ou seja, corres. Infelizmente todos os shows internacionais do mês foram cancelados. U.D.O, Blaze Bayley, Sons of Apollo e alguns outros, todos cancelados. Houveram algumas vezes em que quase fui ao CT, mas por um motivo ou por outro ficava em casa. Recebi a informação de que os jogadores não estavam atendendo porque ninguém queria correr o risco de se contaminar e não jogar o mundial, como aconteceu com Vinicius Silvestre e Gabriel Veron. Decidi deixar para ir depois do mundial.
Apesar de todos os furos que Denis me deu no final de 2021, combinei com ele de ir ao CT em um domingo. No sábado a noite ele confirmou que iria. Domingo cedo mandou uma mensagem dizendo que pegou uma corrida para o litoral, então não poderia ir. Mas eu estava decidido: com ou sem ele, eu estaria lá. E assim foi: sob um sol escaldante de 32º graus caminhei cerca de 40 minutos até chegar ao CT. Alguns adolescentes, todos com a camisa do Palmeiras, já estavam lá para fazer o mesmo que eu, entre eles umas meninas novinhas e bonitinhas. Eu gosto quando há meninas esperando por jogadores, porque a maioria não resiste e para. Se tiver apenas cuecas fica bem mais difícil.
Eu estava com uma camisa oficial e um poster do Palmeiras Campeão da Libertadores 2021 e minha missão era coletar o máximo de assinaturas possíveis. Na camisa valia tudo, mas no poster somente os jogadores remanecentes de 2021, mais Abel Ferreira. Ambas eram para venda. A camisa já estava vendida para um amigo brasileiro e palmeirense que mora nos Estados Unidos. O poster não tinha um comprador definido, mas depois desse corre ele mesmo se interessou e comprou também. Além disso, eu intencionava conseguir um autógrafo do Piquerez, que vendi para um amigo de Manaus, e conseguir fotos com os jogadores com quem não consegui em 2021, além dos reforços e de qualquer menino da base que estivesse treinando com o time principal.
Este foi um dia iluminado pois todos os jogadores atenderam, exceto Marcelo Lomba. Uma das meninas contou que ele foi o primeiro a sair, ainda antes de eu chegar. Não atendeu, tal como Jaílson fazia no ano anterior. Então, foi um festival de assinaturas. Todos assinaram tudo o que eu precisava que assinassem. Nesta ordem: Dudu, Marcos Rocha, Piquerez, Gustavo Gomez, Atuesta, Deyverson, Jailson, Raphael Veiga, Patrick de Paula, Zé Rafael, Rony, Weverton, Pedro Bicalho, Gabriel Veron, Renan, Wesley, Kuscevic, Gustavo Scarpa, Vinicius Silvestre e Lucas Freitas.

Além deles, Rafael Navarro e Giovani, mas com eles apenas tirei fotos. É muito difícil fazer um corre desse porte sozinho, se Denis estivesse lá para ajudar provavelmente eu teria conseguido as assinaturas deles também. Jorge, Murilo e Danilo também pararam para atender, mas eu estava sendo atendido por outros jogadores e não consegui ve-los antes que fossem embora. Luan estava em tratamento médico e o próprio porteiro avisou que ele não veio ao CT neste dia. Já Gabriel Menino, Mayke e Breno Lopes ninguém viu, provavelmente também não vieram.
 |
Este só assinou quem estava no elenco em 2021 |
Vamos então aos detalhes:
Eu disse a Deyverson: "cara, eu te devo um pedido de desculpa! Quando você entrou contra o Flamengo na Libertadores eu xinguei pra caralho. Nem era por ser você, era por entrar no lugar do Veiga. E aí você me deu um dos dias mais felizes da minha vida!". Ele disse que eu não devia desculpa nenhuma, pois ele entende que o torcedor é passional e muitas vezes age por impulso. Respondi, para finalizar o assunto: "Pode ser, mas eu prometo que nunca mais te cornetarei enquanto você jogar no Palmeiras. Pode fazer a merda que quiser, que eu nunca mais falarei mal de você".
Deyverson é um cara absurdamente legal. Dá dó saber que a presidente Leila não planeja renovar com ele, cujo contrato termina no meio do ano. Vai deixar saudade e terá meu respeito eterno, assim como da maior parte da torcida palmeirense. Sempre foi bagre, ruim de bola. Mas na mesma proporção, sempre foi sortudo, tanto que foram dele os gols que garantiram o Campeonato Brasileiro de 2018 e a Libertadores da America de 2021. A propósito, ele foi o único jogador que desceu do carro para confraternizar conosco. Ele já fazia isso no ano anterior, assim como Abel Ferreira.
Quando o carro de Abel passou pelo portão, ele também desceu e distribuiu chaveiros para alguns torcedores. Eu não consegui um, mas tinha muita gente, umas 20 pessoas, e ele presentou cerca de metade delas até que acabasse o estoque. Na minha vez de ser atendido, aproveitei para elogiar e também dar uma cornetada: "Abel, tenho 50 anos e nunca vi um treinador como você no comando do Palmeiras. É o melhor que já vi. Porém, você cometeu um erro ao não levar o menino Endrick ao mundial. Já imaginou se ele estivesse no banco para entrar quando o Dudu cansou?! Ia fazer o inferno pra cima dos "ingleses" de cintura dura". Ele respondeu, não exatamente com essas palavras, que não tinha autoridade para leva-lo ao mundial, dando a entender que a ordem para nem sequer cogitar em levar veio de cima. Se isso é verdade, maldita Leila Pereira!
Outro que merece destaque é Zé Rafael. Fui tantas vezes ao CT em 2021, mas ele jamais parou. Quando seu carro passou pelo portão, ameaçou acelerar e não atender novamente. Acho que quando viu o tanto de menina que estava lá mudou de ideia, não sei, foi o que pareceu. Na minha vez, lhe disse "Poxa, Zé... Vim aqui umas 15 vezes no ano passado e você nunca parou. Precisa parar de vez em quando, a galera gosta de você também". Recebi uma desculpa meio esfarrapada: "Me desculpe, mas quando tenho que buscar meu filho no colégio, eu não paro mesmo". Haja filhos pra buscar no colégio, hein?! É de manhã, é de tarde, é se o treino for curto, se o treino for longo... Não me enganou, Zé... É má vontade mesmo. Mas ele, justo o mais difícil de todos do elenco atual, enfim parou, e já consegui a foto e coletei as assinaturas, então fiquei feliz.
 |
Figurinha difícil: Zé Rafael enfim parou para nos atender. Aleluia! Uma vez na vida! |
 |
Giovani comeu a bola na Copinha 2022, marcando 4 gols, incluindo um na final |
 |
Navarro está há menos de 2 meses no Palmeiras e ainda não se adaptou nem teve grandes oportunidades para mostrar seu futebol |
 |
Já Jaílson, um dos reforços que chegou em 2022, tem futebol até mesmo para brigar por uma vaga no time titular |
 |
Atuesta é uma incógnita. É criticado por parte da torcida, mas acho que é questão de adaptação ao futebol brasileiro. Vamos ver... |
 |
O meia Pedro Bicalho é mais um dos campeões da Copinha a treinar com os profissionais |
 |
O zagueiro campeão da Copinha de 2022, Lucas Freitas, também ganhou uma chance de treinar com os profissionais |